Mudar a cor das paredes é um dos recursos mais práticos e econômicos que as pessoas buscam para renovar o ambiente.
A pintura é um complemento importante na decoração, contribuindo com mais aconchego e bem-estar.
Mesmo que visualmente as paredes apresentem boas condições e pintar pareça uma atividade fácil, esse trabalho requer algumas técnicas para alcançar o resultado esperado.
Separamos 6 passos realizados pelos melhores profissionais de pintura para um resultado surpreendente.
1. A escolha dos materiais
Muito além das cores e tendências, conhecer a diferença entre os materiais é um fator determinante para o resultado da pintura. Isso porque as tintas são produzidas com diferentes composições para cada superfície.
No caso das paredes, existem produtos para áreas internas ou externas. Hoje em dia, é muito comum encontrar tintas de alta qualidade que possibilitam atender ambas as necessidades. Abaixo estão as opções mais utilizadas:
Tinta Látex PVA: Tinta a base d'água. Ideal para pinturas internas, possui acabamento fosco, o que disfarça bem as imperfeições. O ideal é que seja limpa com um pano úmido pois é menos resistente a lavagens. Por esse motivo é mais indicada para tetos e áreas secas que exigem pouca manutenção. Seu valor é mais acessível comparado a tinta acrílica.
Tinta Acrílica: Também é uma tinta solúvel em água. A diferença está na composição que contém resina acrílica, permitindo um acabamento impermeável e tornando-a mais resistente a lavagens. Possui melhor cobertura e é indicada para ambientes externos que sofrem com as ações do tempo, além de boa resistência a mofo. Seu cheiro é mais forte em relação a tinta látex mas também seca rapidamente. É possível entrá-la nos acabamentos, fosco, semi brilho e acetinado.
Tinta Epóxi: Devido a sua alta resistência, essa tinta é indicada para ambientes com presença de substâncias químicas, água e umidade, como por exemplo: banheiro e cozinha. Sua composição é sintética e sua diluição é feita a base de solvente. Pode ser encontrada em acabamento fosco e brilhante.
Tinta Lavável: É resistente a líquidos, sujeiras e não mancha facilmente. Como o próprio nome já diz, pode ser lavada, o que torna o produto interessante para locais com alto fluxo ou ambientes com crianças. É um tipo de tinta acrílica, também solúvel em água. Tem pouco cheiro e seu acabamento é levemente fosco.
Tinta inodora: É um produto a base d'água e pode ser encontrado com acabamento fosco e acetinado. Seca rapidamente, perdendo o odor em até três horas após a aplicação. Indicada para reformas rápidas, bem como, evitar reações em pessoas alérgicas.
Como citado anteriormente, os principais tipos de acabamentos de tinta para as paredes são:
- Fosco: Não possui brilho, o que pode ser excelente para disfarçar imperfeições;
- Semi brilho: Sua coloração possui um aspecto mais intenso;
- Acetinado: Proporcionam um leve toque de brilho com sofisticação;
Além da escolha das tintas e a quantidade de produto a ser utilizado, é indispensável escolher as ferramentas corretas para garantir um bom resultado, como: o rolo de pintura adequado, pincéis para acabamentos, lixas, diluentes e materiais de proteção. Isso evita despesas extras, ou até mesmo, que o serviço tenha que ser feito novamente.
2. Cuidados
Essa etapa consiste em proteger os objetos para que eles não fiquem expostos aos respingos de tinta ou de outros materiais. O ideal é que eles sejam cobertos ou até mesmo retirados do ambiente. Forrar o chão também é necessário para evitar que algum material estrague o piso, além de facilitar a limpeza ao final do processo. Por último, deve-se proteger ou retirar interruptores e tomadas, adesivar batentes, cantos e rodapés com fita crepe para garantir um bom acabamento.
3. Limpeza
Com uma vassoura ou pano úmido, é importante retirar quaisquer resíduos da parede. Isso evita defeitos no acabamento da pintura.
No caso de mofos, aquelas manchas com odores que surgem em ambiente úmidos e com pouca iluminação. Recomenda-se a aplicação de água sanitária, deixando-a agir por 1 hora. Após esse período deve-se retirar o produto e aguardar a secagem completa da parede.
4. Reparos
É fundamental verificar as imperfeições e efetuar o conserto antes da pintura. Uma parede desnivelada ou com buracos, pode ser consertada com o uso de massa corrida. Isso ajuda na uniformização da superfície e evita o desperdício de tinta.
A lixa também contribui com o nivelamento do reboco e porosidades, seu uso vai variar conforme o estado da parede. Lixas mais grossas são usadas para desníveis maiores e as lixas mais finas para acabamentos menores, como no caso dos pontos com massa corrida.
Paredes com aparecimento de bolhas, podem estar relacionadas com uma pintura mal feita. No entanto, caso seja detectado falhas por umidade, é aconselhável verificar a gravidade do problema e consertá-lo com uma boa impermeabilização antes de continuar o processo.
Também pode haver diferença ao pintar uma superfície que já recebeu tinta, nesse caso, é necessário retirar ao máximo as camadas mais antigas e os pontos descascados com o auxílio de uma espátula.
Numa parede coberta de gesso, os desníveis e buracos devem ser preferencialmente consertados com o mesmo material para garantir um bom acabamento.
5. Selagem
Antes de iniciar essa etapa, deve-se efetuar uma nova limpeza da parede para retirar os resíduos dos passos anteriores.
Feito isso, é hora de aplicar o selador, esse produto contribui com a uniformização da superfície para uma boa fixação, evitando o desperdício de material, manchas e absorção em excesso.
6. Pintura
Finalmente chegou a hora de aplicar a tinta!
Nesse momento é recomendável seguir as orientações do fabricante, que indica informações sobre a diluição e a mistura para garantir uma cobertura uniforme, tal como o tempo de espera a cada demão e o tempo de secagem.
Outra dica importante é iniciar a pintura pelo teto, assim não haverá respingos nas paredes. Para finalizar, são feitos os acabamentos com o pincel.
Agora é só aguardar a secagem completa e aproveitar um espaço novinho em folha!
Quer um resultado de pintura profissional como esse? A Lovyca resolve!
Baixe o App e encontre os melhores pintores de Brasília para proporcionar muito mais beleza e conforto ao seu ambiente.
Você ainda pode parcelar tudo em até 12 vezes sem juros no cartão. Além de contar com a nossa garantia e segurança.
Postado por Lovyca em 15/11/2021