Todo mundo sabe exatamente onde colocar aquele quadro bonito ou o ponto estratégico para colocar um bar, não é mesmo? Mas e quando a reforma inclui atrás do que se pode ver? Assim como a decoração, as partes estruturais de uma casa precisam de muita atenção, ainda mais se elas incluem as instalações hidráulicas. Um ajuste mal feito em uma peça errada pode resultarem vazamentos e até mesmo uma conta de água bem salgada no final do mês. Para não errar e manter seu lar na mais perfeita ordem, separamos algumas dicas de reforma bacanas nas instalações hidráulicas.

1 - Planeje a disposição dos ambientes da sua casa

Não abra mão de um bom planejamento sobre cada cômodo da sua casa, pois essa é uma boa maneira de economizar com instalações hidráulicas e reformas. Para facilitar o dia a dia e todas as manutenções, o ideal é que a área de serviço, banheiro e cozinha fiquem próximos. Desta forma, você poderá reduzir consideravelmente os gastos com canos, tubos e conexões.

2 - Não esqueça o projeto hidráulico

Além de planejar a disposição dos ambientes, é preciso também pensar em como será o seu projeto hidráulico. É aqui que você poderá planejar onde existe espaço para instalar torneiras, privadas, lavatórios e chuveiros – e onde a obra começa a tomar forma.

Essa necessidade ajudará na condução da reforma da melhor maneira possível, já que um bom projeto hidráulico aponta a altura de cada cano, o local de cada instalação, o diâmetro dos materiais e até pode ajudar na seleção das marcas para o trabalho.

3 - Troque materiais antigos

Caso as suas instalações sejam muito antigas, o indicado é trocar por novas. Sendo que o ideal é que os velhos tubos de ferro saiam para dar lugar aos tubos de PVC. Esses materiais que são feitos de ferro podem causar infiltrações e, até mesmo, prover água contaminada no local - em alguns casos, até mesmo, a água pode ficar avermelhada por causa da ferrugem.

4 - Um registro para cada ambiente

Para facilitar futuras manutenções, é interessante instalar um registro específico em cada cômodo onde houver pontos de água (cozinhas, banheiros, área de serviço etc). Assim, se acontecer algum problema, é só interditar uma parte e arrumar – e você não precisará ficar sem água na casa inteira.

5 - Tenha bons profissionais

A confiança no profissional é essencial para que a obra saia de acordo com o planejado. Não basta apenas comprar materiais de boa qualidade, se não houver uma pessoa que saiba instalá-los. Contratar um encanador da sua confiança e com experiência suficiente para executar o projeto pode ser o diferencial.

Bônus

  • Se atente aos tubos e conexões adequados. Isso evita que o encanador tenha que usar a técnica de derreter parte dos materiais para fazer adaptações.
  • Evite o uso de muitas conexões. Elas podem diminuir a pressão da água, criar pontos de obstrução e causar vazamentos. E, consequentemente, aumentar o gasto no final do mês.
  • Procure usar materiais do mesmo fabricante. Ao usar tubos, canos e conexões de uma mesma marca, você poderá ter uma reforma padrão e evitar problemas de encaixe.
  • Guarde os materiais em local arejado para evitar perdas, quebras e desperdícios. Mais duas dicas de armazenamento vale para as conexões, que devem ser acomodadas em caixas, e os tubos, que precisam ficar na posição horizontal. Isso evita também qualquer deformidade nos materiais.
  • Respeite sempre o espaço de circulação na hora de instalar vasos e pias.  
  • Antes de fazer o contrapiso ou fechar a parede, teste sempre as instalações.
  • Terminou de fazer todos os ajustes? Então essa é a hora de instalar as peças sanitárias e os metais (vasos sanitários, pia, torneira, misturadores).
Gostou das nossas dicas? Elas te ajudarão a economizar materiais, reduzir defeitos nas manutenções, além de evitar dores de cabeça durante e depois da obra. Além disso, temos diversos profissionais qualificados que poderão te ajudar a realizar uma obra perfeita em qualquer cômodo. Instale o app Lovyca e conheça os serviços oferecidos.

Postado por Lovyca em 16/12/2020